(41) 98428-7774
NEWSLATTER
conheça nosso Facebook conheça nosso Linkedin conheça nosso Twitter

O SOL Gerando Energia em Tempos Nublados

O SOL Gerando Energia em Tempos Nublados

Escutamos com frequência as pessoas chamando a cidade de São Paulo de “a terra da garoa”, ou Curitiba como a capital brasileira com menos dias ensolarados no ano…

Sabemos que no sul do Brasil a insolação é muito inferior à média nacional. Além de temperaturas mais baixas, a média de insolação é bem inferior: por volta de 4.500 Wh/m².dia contra aproximadamente 5.500 Wh/m².dia no restante do Brasil.

No entando, gostaria de quebrar alguns paradigmas com relação à viabilidade dospainéis fotovoltaicos em regiões assim. Temos alguns argumentos que provam que não ficamos tão atrás no quesito eficiência!

Insolação_Brasil

Os painéis fotovoltaicos geram mais eletricidade em dias claros e com muita luz solar (era de se esperar). Porém, será que funcionam com tempo nublado? A resposta éSIM … certamente que não muito bem na maioria dos casos…

Em um dia muito nublado, os painéis solares convencionais podem produzir de 10 a 25% de sua capacidade nominal. Esta quantidade pode variar dependendo da densidade das nuvens, e também, de acordo com o tipo do painel, pois alguns são mais eficientes na captação de luz difusa.

A luz ultravioleta também atinge a superfície da terra em abundância durante dias nublados (você deve ter memória de um dia nublado na praia e mesmo assim ter se queimado, certo?). Existe uma promessa de que algumas células solares podem capturar os raios UV, embora ainda estejam em fase de pesquisa e desenvolvimento.

Cloudy_Solar_Panel

Apesar disso, tenho uma surpresa pra você…

Regiões mais nubladas ainda são uma boa pedida para energia solar!

Como iniciamos falando do sul do Brasil, gostaria de fazer uma comparação com o país que possui, até então, a maior potência instalada de módulos fotovoltaicos no mundo: aAlemanha!

Alemanha – como um todo – recebe muito pouca insolação solar em comparação com o Brasil. Mesmo assim, os alemães já instalaram em torno de 25 GW de energia solar (praticamente metade da capacidade mundial até então).

Perceba na imagem abaixo o potencial solar do Brasil comparado com a Europa.Quanto mais vermelho, maior é a radiação solar, quanto mais azul, menor é a radiação solar.

O país com um círculo vermelho é a Alemanha, e você pode perceber visualmente o que estamos falando (praticamente não vemos a cor vermelha por lá).

Potencial da Energia Fotovoltaica - Brasil x Europa - Deutsche

Se pegarmos a pior média de insolação no Brasil, que é na região sul (especificamente mais próxima ao litoral), temos aproximadamente 4.200 Wh/m².dia.

Agora, se compararmos com a melhor média alemã (também na região sul da Alemanha) temos “míseros” 3.500 Wh/m².dia.

Ou seja, o pior potencial brasileiro é ainda bem maior que o melhor potencial alemão, e ainda assim estamos muito atrasados. A boa notícia é que nós brasileiros estamos ficando mais conscientes, gerando uma demanda sem volta por esta energia renovável.

O paradoxo: Quando um dia nublado que pode gerar mais energia que um dia ensolarado

Se você já possui um sistema de geração fotovoltaica, pode ter percebido um fenômeno um pouco estranho: em dias parcialmente nublados a potência do sistema exceder os dias ensolarados. Este fenômeno é conhecido como efeito “edge-of-cloud”.

Esse fenômeno ocorre quando o sol passa sobre a borda externa de uma nuvem, amplificando a insolação. Dessa forma, este efeito faz com que o seu sistema atinja um pico de produção de energia temporariamente, o que pode ajudar a compensar as perdas durante um dia de nuvens intensas.

Uma solução para aproveitar este efeito, numa cidade como Curitiba por exemplo, é instalar um inversor superdimensionado para aproveitar esses picos de potência. Para entender mais, visite nosso site e entre em contato com os nossos fornecedores parceiros!

Ah, mas o frio deve reduzir a eficiência do painel também, não é mesmo?

Eu também sempre pensei que quanto mais fria a temperatura ambiente externa, menos energia um painel poderia gerar, mas também estava enganado…

Através de cálculos e experimentos práticos, foi provado que as temperaturas mais baixas aumentam a eficiência dos painéis! Por exemplo, nos painéis fotovoltaicos policristalinos, para cada decréscimo de 1ºC na temperatura ambiente, a tensão do painel aumenta em 0,12 Volts.

A teoria de tudo isso é que a temperatura afeta o fluxo de eletricidade em um circuito elétrico alterando a velocidade com que os elétrons se deslocam. Quando a temperatura ambiente aumenta, também aumenta a resistência do circuito (passando menos corrente elétrica) e o contrário é verdadeiro.

O gráfico abaixo (corrente versus tensão) demonstra claramente que painéis sob temperaturas mais baixas (pontos cor de rosa) geram mais tensão no circuito.Potência versus Temperatura Ambiente

Isto abre uma possibilidade para novas soluções nos projetos de engenharia. Em regiões onde a insolação é muito intensa e as temperaturas são muito altas, pode-se prever sistemas para resfriar os painéis como ventiladores simples que circulam o próprio ar externo contra o sistema, reduzindo, dessa forma, a alta temperatura do painel para aumentar sua eficiência!

Concluindo: sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. Na verdade, devido à reflexão dos raios solares (nas próprias nuvens), dias levemente nublados podem resultar em campos com mais energia do que dias sem nenhuma nuvem no céu.

Agora que sabemos o efeito de dias nublados e da temperatura ambiente na eficiência deste sistema, quais as condições ideais de um sistema de painéis fotovoltaicos?

Sim, você chutou certo: um clima frio e ensolarado!

Mesmo que não temos tantos lugares assim no mundo, aprendemos que as condições para se ter um sistema fotovoltaico são inúmeras, e não são uma restrição para você na hora de decidir instalar!

BÔNUS

Qual a diferença entre célula, módulo e painel?

Uma dúvida bastante comum que surge quando se trata de energia fotovoltaica é a diferença entre a célula, o painel e o módulo fotovoltaico.  A célula nada mais é que a unidade básica desenvolvida para realizar a conversão direta de energia solar em elétrica. O módulo é a unidade formada por um conjunto de células solares, interligadas eletronicamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar eletricidade. Os módulos são, normalmente, instalados em conjunto, formando assim um painel fotovoltaico.

Painéis fotovoltaicos são mesmo um bom investimento?

Falamos bastante sobre a viabilidade financeira ao se instalar um sistema fotovoltaico. Convido você a dar uma olhada em nosso post: Painéis fotovoltaicos têm mais rentabilidade que a Poupança!

Além disso, mais uma boa notícia: existe uma promessa de que os impostos sobre os produtos deste sistema serão reduzidos, e os preços podem cair pela metade! Veja a notícia: http://goo.gl/WZY8vE

Se quiser saber mais sobre painéis fotovoltaicos entre em nosso site e confira: www.forus.eco.br.

Lá você poderá solicitar um orçamento e nós iremos atrás da empresa certa para lhe atender, basta preencher nosso breve formulário! Seu bolso e o planeta agradecem…