(41) 98428-7774
NEWSLATTER
conheça nosso Facebook conheça nosso Linkedin conheça nosso Twitter

Como implantar um plano de sustentabilidade na sua empresa

Como implantar um plano de sustentabilidade na sua empresa
Adotar um plano sustentável em empresas tornou-se estratégico para diversos setores. Empresas sustentáveis possuem um diferencial na disputa com outras empresas. E quanto antes o plano for implantado, mais cedo os resultados aparecerão.

Na atualidade, ser uma empresa com engajamento no meio ambiente é de extrema importância, não só na busca por novos clientes, mas também por prêmios oferecidos por outras organizações. O cliente deste século está muito mais atento às questões socioambientais e procura produtos com menores impactos ambientais e empresas conscientizadas.

A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações que visa o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. Logo, para uma empresa ser considerada socialmente e ambientalmente sustentável, precisa tomar atitudes éticas para que seu crescimento econômico não altere o estado do meio ambiente onde se encontra.

O primeiro passo para implantar esse plano é definir os passivos ambientais desta empresa. Mas o que são passivos ambientais?
O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. (site Ecoterra Brasil)

Partindo disto, as empresas começam a buscar alternativas e práticas para eliminar todos esses passivos ambientais.

Práticas sustentáveis:

- Uso de sistemas de tratamento de efluentes.
- Reaproveitamento de água da chuva.
- Uso racional da água e de energia.
- Reutilização de sobras de matérias-primas.
- Uso de madeira com certificação.
- Auditoria para certificação ISO 9000/14000 e outras.
- Gerenciamentos de resíduos.
- Reciclagem.
- Educação Ambiental.
- Práticas que melhorem o entorno e o bairro onde a empresa está inserida.
- Destinação e disposição corretas.
- Portal da transparência para contratos e licitações.
- CIPA.
- Utilização de matérias-primas que não agridem o meio ambiente.
- Logística Reversa.
- Nunca, jamais, em hipótese alguma, fazer o uso de trabalho infantil ou escravo.
- Energias limpas.
- Respeitar as leis ambientais estaduais e federais.
- Criação de projetos que visam o cuidado com o meio ambiente.

Vale ressaltar que, alguns dessas práticas já são obrigatórias em algumas empresas, como a logística reversa, tratamento de água e efluentes e a separação e destinação corretas de lixos.

Vantagens de se tornar sustentável:

- Melhora a imagem da empresa frente aos clientes.
- Economia com redução de custos, matérias-primas, custos com a produção.
- Diminui os impactos ambientais que a empresa causa.
- Diferencial frente a competitividade com outras empresas.
- Possíveis prêmios de sustentabilidade.
- Satisfação e melhor feedback dos funcionários.

A Bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) possui um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que permite uma análise e um ranking das empresas mais sustentáveis no Brasil e como essas empresas mantêm práticas de desenvolvimento sustentável. Você pode conferir o índice no site:
http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=ISE&idioma=pt-br

É importante frisar que a sustentabilidade nas empresas não visa o chamado “marketing verde” e sim que busca práticas sustentáveis que tragam resultados satisfatórios para o meio ambiente, para a sociedade e para a empresa.

Compartilhe esta ideia e divulgue na sua empresa, nós só temos a ganhar!
Entre em contato com a TWSEL e saiba mais sobre como tornar sua empresa sustentável.

CADASTRE A SUA EM PRESA       

FAÇA UM PROJETO